quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Recife realiza treinamento sobre comunicação com o CVV



A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife realizou, na sexta-feira (16), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), mais um treinamento para os integrantes do atendimento da unidade. O encontro promoveu dinâmicas para a melhoria do processo de comunicação com o assistido.

A vice-coordenadora do posto do CVV no Recife, Norma Suely, organizou a dinâmica que trabalhou o processo de comunicação com o ouvinte, o informante e o observador. Foram abordados temas da vivência prática entre os colegas, técnicas de comunicação, aprimoramento da prática de atender e desenvolvimento da paciência.

“Trabalhamos a capacidade de comunicação e o diagnóstico dos pontos fortes e fracos no processo comunicativo. É importante que se tenha consciência de como se comunica, o tom de voz, os vícios de linguagem, para uma comunicação eficiente e eficaz que evita a insatisfação do assistido”, explicou Suely.

O supervisor do atendimento da DPU no Recife, Francisco Sotero, destacou a relevância de se observar o processo de comunicação. “É necessário perceber os distintos papéis executados no processo de comunicação, como o de ouvinte ou o de observador. No dia a dia, nós misturamos os papéis e, por nossos preconceitos, acabamos por querer concluir as falas dos assistidos por achar que eles não sabem falar o que querem”, disse.

CVV

O Centro de Valorização da Vida é uma das organizações não governamentais (ONG) mais antigas do Brasil. Foi fundada em 1962 por um grupo de voluntários e reconhecida como de utilidade pública federal pelo Decreto-lei 73.348, de 20 de dezembro de 1973.

A atuação do CVV baseia-se essencialmente no trabalho voluntário de milhares de pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil. É associado ao Befrienders Worldwide (http://www.befrienders.org/), entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo.

Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mail, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos localizados em todo o país. Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa. Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.

O CVV mantém também o Francisca Julia Saúde Mental e Dependência Química e trouxe ao Brasil o Programa Amigos do Zippy em 2004. Esse é um programa de desenvolvimento emocional para crianças de seis e sete anos em escolas públicas e particulares. Após o amadurecimento do programa, foi fundada a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), para sua gestão. São mais de 18.500 crianças beneficiadas por ano em 323 instituições de 39 cidades.