A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou, nessa terça-feira (18), de evento para integração de calouros do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promovido pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz - D.A. de Direito da universidade.
O defensor público-chefe substituto da DPU no Recife, Igor Roque, participou do encontro. Ele explicou que a Defensoria Pública foi feita para incluir socialmente as pessoas. “O defensor público é um agente de transformação social seja para a saúde, com a obtenção de medicamentos ou a educação, com a garantia de inclusão no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, exemplificou.
Após questionamento de um estudante sobre a sua escolha do cargo público, Roque contou que a carreira na DPU tem se tornado mais forte e atrativa, no entanto, lembrou que quando estudante desejava ingressar no Ministério Público. “Assim que me formei em Direito, queria passar rápido em um concurso e o Ministério Público exigia três anos de prática. Então, fiz os concursos de procurador federal da Advocacia Geral da União (AGU) e de defensor público federal da DPU que não exigiam tempo de prática”, disse.