segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DPU no Recife participa de debate sobre a participação das mulheres no Direito


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou do evento “Mulheres no Direito” promovido, na última quinta-feira (13), pelo curso de Direito das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda (PE). A proposta do encontro foi discutir a participação feminina no meio jurídico e refletir sobre os debates de gênero que estão em destaque em eventos e discussões na sociedade. 

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Aeso convidou a defensora pública federal Luaní Melo para debater o crescimento da participação, do engajamento e dos resultados obtidos por mulheres no âmbito da Defensoria Pública. "Faço parte de uma instituição jovem, em que eu tenho prazer de dizer que a primeira pessoa a ocupar o cargo de defensor público-geral federal foi uma mulher. A DPU tem uma constituição equilibrada em questão de gênero, apesar de que a formação do Conselho Superior da DPU ser majoritariamente de homens", explicou Melo.

A defensora também destacou a vulnerabilidade da mulher que fica evidente no cotidiano de atendimento da DPU. “No nosso público que é de baixa renda, o grupo mais vulnerável é o das mulheres. Elas que nos procuram com mais frequência para resolver suas questões como, por exemplo, quando um pedido é negado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, ressaltou.

Também participaram do debate a advogada e vice-presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco, Adriana Rocha, e a juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Recife, Marylusia Feitosa.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/27407-dpu-no-recife-participa-de-debate-sobre-a-participacao-das-mulheres-no-direito