sexta-feira, 9 de agosto de 2019

DPU participa de apresentação de estratégia de combate à violência


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou, nessa quinta-feira (8), de apresentação do projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta na Câmara de Vereadores da cidade de Paulista, na Região Metropolitana. A cidade registrou 195 homicídios no ano de 2017. 

Representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Daniel Barcelos e Ronney Mitsui, apresentaram, na reunião do Conselho de Segurança Pública de Paulista, o programa que pretende reduzir o número de crimes, por meio de uma ação conjunta entre municípios e estados com o reforço da União, a partir da melhoria socioeconômica de cada localidade.

O defensor regional de direitos humanos da DPU no Recife, André Carneiro Leão, ressaltou que a DPU desempenha função essencial em qualquer política pública de segurança. “Seja garantindo o respeito aos direitos fundamentais do cidadão, seja trabalhando para a concretização das políticas de prevenção e proteção social”, afirmou o defensor.

Leão destacou ainda que a iniciativa apresentada estrutura-se em 4 eixos – foco no território, prevenção social, repressão qualificada e gestão e governança – e que a DPU pode contribuir em cada área.


Projeto piloto

Em maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou as primeiras cidades que integrarão a estratégia que pretende reduzir os crimes violentos nas cidades com maiores índices de homicídios e será implementada, inicialmente, em Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Cariacica (ES), São José dos Pinhais (PR) e Paulista (PE).

*Com informações da Prefeitura de Paulista

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/52346-dpu-participa-de-apresentacao-de-estrategia-de-combate-a-violencia