terça-feira, 6 de agosto de 2019

DPU no Recife promove Ronda de Direitos com população em situação de rua


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife em parceira com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DEPPE) e a Associação Católica Samaritanos, promoveu, na noite da última quarta-feira (31/07), o projeto Ronda de Direitos, que visa ao atendimento itinerante da população em situação de rua. A ação ocorreu nas imediações da Avenida da Caxangá, na zona leste da capital pernambucana.

Participaram da iniciativa, os defensores públicos federais, Fernanda Ferreira Camelo dos Santos e Francisco de Assis Nascimento Nobrega.

"Durante a ronda, observamos que muitos não sabiam sobre a existência da Defensoria Pública ou sequer os direitos que possuíam. Quando questionados se desejavam alguma orientação jurídica, muitos respondiam negativamente, mas após uma breve conversa as pretensões iam surgindo. Essa atuação é extremamente relevante para concretização da missão do nosso órgão, que é a orientação e proteção da população mais vulnerável", explicou a defensora.

Os atendimentos serão realizados pelos defensores federais e estaduais no período da noite, uma vez por mês. O coordenador do grupo de trabalho destinado à defesa dos direitos das pessoas em situação de rua na DPU no Recife, o defensor público federal, José Henrique Bezerra Fonseca, afirmou que essa parceria não se trata apenas de atendimento itinerante das demandas.

“Esse projeto é o passo inicial para uma maior aproximação com as pessoas em situação de rua, grupo social que vive em condições de hipervulnerabilidade e que, portanto, deveria gozar de especial proteção do Estado Brasileiro, mas, ao contrário, vive à margem da sociedade", asseverou Fonseca.

https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/52104-dpu-no-recife-promove-ronda-de-direitos-com-populacao-em-situacao-de-rua