quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mais de 800 candidatos realizam prova de estágio para a DPU no Recife


A prova do XVIII Processo Seletivo de estagiários de nível superior na área de Direito da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife, realizada na manhã do último domingo (25), contou com a presença de 803 candidatos dos 1.842 inscritos. As provas ocorreram em três locais diferentes na Boa Vista, bairro onde também está localizada a sede da unidade, e foi organizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

A prova aconteceu em uma única etapa, com duração de três horas. Os candidatos só puderam sair com o caderno de questões às 11h45 e o encerramento do certame ocorreu às 12h.

Segundo a estudante Camila de Fátima, de 19 anos, foi uma boa prova para os alunos que estão no início do curso de Direito. “Acho que a prova não cobrou tanto de pessoas que ainda não têm um conhecimento avançado do Direito. Então, as pessoas do terceiro período, como eu, conseguiram fazer uma boa prova apenas com uma interpretação do que elas já conhecem da área”, destacou a candidata, que estuda na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e está batalhando por um estágio remunerado para ajudar a pagar o curso.

Outro candidato relatou um pouco de dificuldade em matérias ainda não estudadas na faculdade. “Achei a prova tranquila, só a parte de Previdenciário que me afetou negativamente, pois eu ainda não paguei essa cadeira na faculdade. Também achei o texto interessante, gostei do tema”, disse Anderson Sales, 21, aluno do 7° período da Unicap.

De acordo com a defensora pública federal Tarcila Maia Lopes, que acompanhou a aplicação da prova, os primeiros colocados já devem ser chamados no início de 2019. “Nossa expectativa é conseguir um bom número de aprovados. Uma boa parte já deve ser chamada no primeiro semestre do ano que vem, pois vamos ter muitos estagiários saindo nesse tempo. Esperamos conseguir uma seleção de pessoas capacitadas e interessadas no estágio da Defensoria”, enfatizou a defensora.

“O grande diferencial da DPU, com relação ao estágio, é o contato com o público. Eu não vejo esse tipo de contato em outros estágios. A pessoa que entra na Defensoria para estagiar tem que fazer atendimento ao público e lidar com questões do Direito que, muitas vezes, pela nossa formação, esquecemos que existem. Vai ter contato com pessoas que realmente precisam da assistência jurídica e que não têm condição nenhuma de contratar um advogado. Então, além do conhecimento jurídico, que na DPU é muito rico, por termos uma grande abrangência de matérias, esse aspecto humano é muito importante”, complementou Tarcila Maia.

Muitos candidatos concordam com a defensora no que se refere à importância da Defensoria Pública. “Eu gosto muito da área de atuação da Defensoria. Estou tentando essa prova porque eu realmente quero atuar no órgão, tanto para estagiar quanto depois”, disse a candidata Larissa Taina, 18, que estuda no 4° período da UniFBV Wyden. Para a estudante Andrea Pereira, 35, que está no 6° período da Faculdade Maurício de Nassau, a experiência nesse estágio seria importante porque “a Defensoria é um órgão bem prestigiado”.

O estágio – O processo seletivo visa à formação de cadastro de reserva para preenchimento das vagas, no turno da manhã e da tarde, que vierem a surgir durante o seu prazo de validade. O estágio tem duração mínima de um semestre, podendo ser prorrogado por até dois anos. A carga horária é de 20 horas semanais e o estudante receberá uma bolsa-auxílio de estágio no valor de R$800,00 (oitocentos reais), além do auxílio-transporte. Estão asseguradas 10% das vagas para as pessoas com deficiência e 30% para os candidatos negros, na forma do Decreto 9.427/2018.

Serviço
XVIII Processo Seletivo para estagiários da área de Direito na DPU no Recife
Recursos do gabarito da prova objetiva: 27 e 28/11/2018
Divulgação do resultado definitivo da prova objetiva e provisório da prova discursiva: 16/01/2019
Recursos da prova discursiva: 17 e 18/01/2019
Divulgação do resultado final: 30/01/2019



ACAG/KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União