A Defensoria Pública da
União (DPU) no Recife mudou de endereço e as comemorações de inauguração estão
acontecendo nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10). O primeiro evento foi o
Dia da Vitória e aconteceu na manhã de ontem, contando com a presença do
defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz. Aproximadamente 35
assistidos participaram da ação e receberam a confirmação do êxito nos seus
processos judiciais.
O Dia da Vitória foi criado como data comemorativa em unidades da DPU em todo o país, reunindo defensores federais, servidores, terceirizados e estagiários que atuam no órgão para entregar documentos que significam a vitória judicial do assistido por meio da atuação da Defensoria Pública da União.
“Esses títulos que serão entregues hoje são uma vitória tanto para os assistidos quanto para a Defensoria”, destacou, no início da solenidade, o defensor-geral Carlos Eduardo Paz. Ele ainda destacou a entrega da nova sede. “Também estamos muito felizes por entregar à população uma unidade mais confortável, mais perto da Defensoria Pública do Estado e de outros órgãos públicos importantes. Em cerca de quinze anos de existência da DPU no Recife, hoje podemos dizer que temos uma instalação mais adequada para os assistidos, com atendimento no térreo, com mais espaço e conforto”.
O defensor público chefe da DPU no Recife, Igor Roberto Albuquerque Roque, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância de dar publicidade às vitórias da unidade. “Como hoje é um dia de atendimento normal na unidade, temos pessoas aqui presentes que estão iniciando seus processos na Defensoria e pessoas que já obtiveram vitória. Para os que estão no início do processo, é importante destacar que existe uma possível vitória lá no final. Vocês precisam apenas perseverar e acreditar no trabalho da Defensoria”, afirmou Igor Roque.
Durante a solenidade, dois assistidos também foram convidados a falar sobre seus processos vitoriosos com apoio da DPU. A primeira foi Maria Ponciano da Silva, esposa e representante do assistido Alcides José da Silva. No caso dele, houve a cessação da aposentadoria em decorrência do falecimento de um homônimo, outra pessoa com o mesmo nome do assistido e mesmo nome da genitora. “A nossa causa foi muito difícil, mas fomos muito bem atendidos aqui. Ele já voltou a receber a aposentadoria e estou aqui para receber a vitória do restante do caso”, disse Maria Ponciano da Silva, que recebeu dos defensores Carlos Eduardo Paz, Igor Roque e Tarcila Lopes o documento referente à vitória do processo de danos morais contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O outro assistido, Paulo Cesar de Lima Bezerra, havia procurado a DPU em julho de 2016 para garantir judicialmente um medicamento contra o câncer que não estava sendo entregue pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O medicamento salvou a minha vida. A Defensoria faz nos sentirmos como gente. Só nos resta a agradecer todo o trabalho deles”, compartilhou Paulo Bezerra.
Além de Carlos Eduardo Paz, Igor Roque e Tarcila Lopes, estavam presentes no Dia da Vitória, a presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Michelle Santos, e os defensores públicos federais Pedro de Paula Lopes, Gustavo Hahnemann, Lílian Lins, Luaní Melo, Fernanda Marques, José Henrique Fonseca e Elisangela Santos, além da servidora Josenilda Barboza. Todos os defensores presentes entregaram aos assistidos convidados documentos de requisições de pequeno valor (RPV) a serem liberados pela Justiça Federal após vitória nos seus processos judiciais.
Confira mais fotos do evento: