segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

UFPE dá prazo para que os estudantes desocupem campus


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife participou de reunião na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nessa sexta-feira (2), em que a Reitoria da UFPE determinou o prazo, de até a próxima terça-feira (6), às 17h, para que os estudantes permitam o livre acesso dos professores, servidores, terceirizados e estudantes aos centros acadêmicos ocupados para o funcionamento normal dessas unidades. A Universidade estabeleceu também que, até o dia 14 de dezembro, posterior à votação da PEC 55, deve haver a desocupação de todos os centros do seu campus.

Além da DPU, representada pelos defensores públicos federais Tarcila Maia, Luaní Melo e José Henrique Fonseca, participaram do encontro pró-reitores e diretores de centros da UFPE, o Ministério Público Federal (MPF) e a Frente Brasil dos Juristas para Democracia.

A defensora pública federal Luaní Melo questionou o reitor Anísio Brasileiro sobre a condução do processo de negociação que havia sido estabelecido com o protocolo. “Nós entendemos que a UFPE está com essas ocupações há algum tempo. Mas não é um processo fácil para estabelecer uma relação de confiança com os estudantes para evitar o conflito. E essa questão de prazo não havia sido colocada”, sustentou a defensora.

Após o encontro, os defensores foram conversar com os estudantes das ocupações sobre a decisão da Reitoria. De acordo com a defensora Tarcila Maia, não houve concordância da DPU a respeito dessa postura da Universidade. “O prazo e as condições tanto do livre acesso como das desocupações foram impostos de forma unilateral pela Reitoria da UFPE”, declarou.

http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/34390-ufpe-da-prazo-para-que-os-estudantes-desocupem-a-ufpe