sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Projeto DPU para todos chega aos municípios de Carpina e Paudalho (PE)


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu atividades do projeto DPU para todos nos municípios de Paudalho e Carpina, Zona da Mata do estado de Pernambuco. Ao longo do evento, defensores públicos federais e servidores da DPU realizaram palestras, reuniões e atendimento ao público para orientação jurídica e encaminhamento.

A ação na cidade de Paudalho aconteceu entre os dias 5 e 8 deste mês e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal da Mulher e os conselheiros regionais. As atividades foram desenvolvidas pelos defensores federais Renato Moreira Torres e Silva, Fernando Levin Cremonesi, José Henrique Bezerra Fonseca, Luaní Melo e Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e pelos servidores Joás Dinarte da Silva e Francisco Sotero.

Em Carpina o atendimento deu-se entre os dias 12 e 16 de dezembro e também houve reuniões com a Secretaria Municipal de Assistência Social e conselheiros regionais. O projeto contou com a participação dos defensores federais Renato Moreira Torres e Silva, Fernando Levin Cremonesi, José Henrique Bezerra Fonseca, Djalma Henrique da Costa Pereira, Luaní Melo e Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e dos servidores Joás Dinarte da Silva, Monique Mendes Andrade e Francisco Sotero.

Nas duas cidades, foi promovido um ciclo de palestras com os temas Defensoria Pública e acesso à Justiça, direitos da mulher, direitos dos grupos LGBT, direitos dos idosos com enfoque na Previdência Social, direito das crianças e adolescentes e direitos dos portadores de necessidades especiais.

A defensora pública federal Lílian dos Santos Lins Cremonesi, coordenadora da ação no Recife, afirma que o DPU para todos tem foco na difusão e na conscientização sobre direitos humanos, cidadania e ordenamento jurídico para grupos em situação de vulnerabilidade e que não têm acesso efetivo à Justiça por residirem em locais de difícil acesso.

“Buscamos promover a capacitação de líderes comunitários e de assistentes sociais em temas ligados à atuação da DPU, além de compreender as necessidades jurídicas prioritárias da localidade a fim de que, no futuro, sejam realizados projetos mais específicos para atendimento dessas necessidades”, explicou Cremonesi.

DPU para todos

São objetivos do projeto: atuar de forma proativa junto à sociedade; ampliar a atuação extrajudicial; direcionar políticas institucionais à população abaixo da linha da miséria absoluta; estar presente em todas as cidades com varas do Judiciário Federal; prestar assistência com eficiência, eficácia e efetividade.

Cidades

Carpina fica localizada a 45 quilômetros do Recife. Segundo dados de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de cerca de 80 mil habitantes. Já Paudalho, de 54 mil habitantes, fica 37 quilômetros distante da capital.