terça-feira, 8 de novembro de 2016

DPU participa do I Simpósio de Direito do Terceiro Setor no Recife


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife foi convidada pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) para participar do I Simpósio de Direito do Terceiro Setor, que aconteceu na sexta-feira (4), no bairro de Santo Antônio, na capital pernambucana. Dois defensores públicos federais participaram de diferentes debates durante o evento.

A abertura do simpósio aconteceu às 9h e contou com a presença de Silvia Nogueira, representando a OAB-PE; Mario Guimarães, representando a Escola Superior de Advocacia Professor Ruy da Costa Antunes (ESA); e Caio Ramos, representando a Agência Estadual de Regulação de Pernambuco (ARPE).

O painel de apresentação ficou por conta de Theresa Nóbrega, presidente da subcomissão do Terceiro Setor da OAB-PE e organizadora do evento, abordando os desafios da concretização do novo marco regulatório do Terceiro Setor. “Agradeço a presença de todos, pois hoje é um dia muito importante. A atividade do Terceiro Setor precisa ser mais visada e é por isso que precisamos abrir esse diálogo”, destacou Theresa Nóbrega, que posteriormente destrinchou os principais pontos da Lei 13.010/2014.

O primeiro debate do evento aconteceu às 10h com o tema “O Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor: contratualização da administração pública e os novos modelos de parcerias”. A mesa foi presidida pelo procurador estadual Paulo Rosemblat e contou com os debatedores Igor Roberto de Albuquerque Roque, defensor público-chefe da DPU no Recife, e Izabel Cristina Moreira dos Santos, procuradora estadual.

“Quando falamos em Terceiro Setor, isso nos remete aos direitos sociais e à atuação das Defensorias Públicas, seja estadual ou da União. As organizações da sociedade civil também têm o papel de proporcionar democratização dos direitos sociais e das políticas públicas. É por meio de parcerias voluntárias como essas organizações que a DPU consegue chegar a lugares que não chegaria sozinha”, enfatizou Igor Roque, citando os projetos da Defensoria que ganharam o prêmio Innovare em 2010 e 2012, um sobre a erradicação do escalpelamento na Amazônia e o outro sobre portadores de hanseníase no Maranhão. “Coloco a DPU totalmente à disposição do Terceiro Setor aqui no Recife”, finalizou.

A Defensoria também esteve presente nos dois últimos debates do evento. A defensora pública federal Ana Carolina Cavalcanti Erhardt presidiu as mesas das 15h e das 16h. A das 15h teve como tema “Gestão de projetos sociais: planejamento, concepção, execução e avaliação de políticas públicas para o terceiro setor”, com os debatedores Marcopolo Marino, diretor educacional do Porto Social, e Alessandra Nilo, coordenadora estadual da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) e coordenadora nacional da ONG Gestos. A última mesa do dia, iniciada às 16h, teve como tema “Organizações sociais em Pernambuco: gestão de serviços públicos no Terceiro Setor” e contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa.