sexta-feira, 1 de abril de 2016

DPU e Caixa executam novo formato da rodada de conciliação no Recife


recife caixa conciliacao 2

As modificações do acordo de cooperação técnica debatidas pela Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e pelo setor jurídico da Caixa Econômica Federal Regional Recife no início do mês de março foram colocadas em prática na manhã dessa quarta-feira (30). A nova rodada de conciliação aconteceu na sede da superintendência do banco, localizada no bairro da Ilha do Leite, no Recife. Nove pessoas participaram da ação. 

Entre as mudanças executadas estão a alteração de local da ação, que antes acontecia em uma sala da Caixa no prédio do Juizado Especial Federal de Pernambuco, e o tempo entre as conciliações, que antes era trimestral e agora será mensal, de acordo com o fluxo de casos recebidos pela DPU e aprovados pelo banco com probabilidade de conciliação antes da criação de uma demanda judicial.

O atendente comercial A.F.L., 37, foi o primeiro assistido da rodada a realizar um acordo de conciliação. Ele tomou conhecimento, em fevereiro de 2015, que houve saque indevido de seu FGTS no valor de R$ 1.466,57 em uma agência da Caixa Econômica Federal em São Paulo. Fez, então, um boletim de ocorrência na polícia e procurou o banco, onde preencheu um formulário e foi orientado a aguardar uma resposta. Como não houve retorno, A.F.L. procurou a DPU no Recife em novembro.

“Eu só quero resolver o problema. É sempre um constrangimento esse tipo de situação, hoje mesmo estou faltando trabalho para estar aqui”, destacou A.F.L., que será ressarcido pelo saque indevido e ainda receberá R$ 1 mil a título de indenização pelo transtorno sofrido. A Caixa informou que os levantamentos administrativos não foram conclusivos quanto ao saque, motivo pelo qual foi solicitada a instauração de um inquérito policial para a apuração dos fatos.

Participaram da rodada de conciliação, representando a DPU, os defensores públicos federais Gustavo Henrique Coelho Hahnemann e Natália Laurentino Cordeiro Maciel, os servidores Patrício Antônio Barbosa da Silva e Cátia Amorim Thorpe, além da estagiária Maria Lucia Pragana. A próxima ação de resolução extrajudicial de conflitos entre a DPU e a Caixa no Recife acontecerá no mês de abril.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/30624-dpu-e-caixa-executam-novo-formato-da-rodada-de-conciliacao-no-recife