terça-feira, 19 de abril de 2016

DPU atende mães de crianças com microcefalia que tiveram benefício negado

Atendimento DPU Recife

Na última sexta-feira (15), as famílias de crianças com microcefalia começaram a procurar a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife após indeferimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas) pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou negativa do pagamento dos atrasados, para os que tiveram o benefício deferido e já estão recebendo o valor mensal. As famílias foram convidadas durante ações voltadas para as crianças com microcefalia que aconteceram na última semana em diferentes locais do Recife. 

V.A.L.R.C., 32 anos, esteve na DPU no Recife com a filha de 7 meses, V.V.L.G., portando o indeferimento do BPC-Loas pelo INSS. “Eu trabalhava e recebia um salário mínimo. Depois da licença maternidade, voltei a trabalhar e fui desligada. Quando dei entrada no INSS, aparecia no sistema que eu ganhava mais de mil reais”, lembrou a promotora de vendas, que mora do bairro da Muribeca com três filhos. “O INSS negou porque ainda constava o salário dela no sistema, já que o aviso prévio termina no final desse mês. No começo de maio ela precisa dar entrada no auxílio desemprego. Vamos tentar todos os meios legais para conseguir o benefício para a criança”, destacou a defensora Fernanda Marques Cornélio, que fez o atendimento inicial da jovem. V.A.L.R.C. descobriu que a filha tinha microcefalia no oitavo mês de gestação.

Já a mãe de A.S.A.B., 5 meses, procurou a Defensoria para solicitar os atrasados do BPC-Loas. G.A.A., 20, requereu o benefício em novembro de 2015 mas só começou a receber em março de 2016. Além da defensora Fernanda Marques e do defensor André Carneiro Leão, participaram dos atendimentos a socióloga Wanessa Gonzaga do Nascimento, do Setor de Serviço Social da DPU/Recife, o médico perito da unidade Cláudio da Cunha Cavalcanti Neto e servidora Tereza Cristina Pessoa, do Setor de Atendimento ao Público.

http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/30806-dpu-atende-maes-de-criancas-com-microcefalia-que-tiveram-beneficio-negado-no-inss