Com profunda indignação, a Defensoria Pública da União lamenta o ato executado pela Polícia Militar de Pernambuco na reintegração de posse da área do Pátio Ferroviário das Cinco das Pontas, no Cais José Estelita, região central do Recife, na manhã da última terça-feira (17). A instituição repudia o desrespeito à lei, aos direitos humanos e aos acordos firmados com os representantes do movimento Ocupe Estelita e outras instituições envolvidas para um diálogo democrático e civilizado.
A Defensoria Pública da União atua na tutela dos interesses de famílias que residem no local desde o funcionamento da extinta Rede Ferroviária Federal. E conclama a preservação da dignidade das pessoas que desejam manifestar a voz em protestos pacíficos, instrumentos legítimos de um Estado Democrático de Direito. Espera-se que as autoridades envolvidas retornem ao processo de negociação com respeito às liberdades fundamentais e sem o uso de violência.
Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União
http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22234:nota-de-repudio-desrespeito-no-ato-de-reintegracao-de-posse-no-cais-jose-estelita&catid=215:noticias-slideshow&Itemid=458