terça-feira, 14 de maio de 2013

Recife inicia negociação para abertura do primeiro posto avançado da DPU



A Defensoria Pública da União no Recife iniciou as negociações com a Prefeitura do município de Abreu e Lima, no último dia 07, para a criação do primeiro posto avançado de atendimento da DPU. O município agradeceu a iniciativa e se prontificou a ajudar na concretização do projeto.

A reunião contou com a participação do defensor público federal André Carneiro Leão, coordenador dos Projetos Especiais da DPU/PE; da defensora pública estadual, Socorro Banja; do prefeito de Abreu e Lima, Marcos José da Silva, e sua equipe: o vice-prefeito Josias Pereira de Azevedo, o secretário de desenvolvimento econômico Antônio Gadelha, a secretária de governo Anne Banja e a procuradora do município Maria Carla Dias Silveira.

André Carneiro Leão apresentou a Defensoria e explicou o que é o projeto, destacando que a prefeitura terá um papel fundamental para a abertura do posto avançado. “Apesar da carência estrutural da Defensoria, precisamos tentar expandir os serviços do órgão para reduzir os obstáculos de acesso à Justiça no país. Prevendo as dificuldades, pensamos em firmar parcerias com as prefeituras. O projeto é inovador no Brasil”, destacou o defensor, que  contou com o apoio da defensora pública federal Elisângela Santos Moura na escolha da cidade.

O projeto prevê a utilização de um espaço equipado em Abreu e Lima, com servidores e estagiários disponíveis, que serão treinados pela Defensoria. Quando o posto tiver em funcionamento, haverá coleta de documentos e atendimento ao público pelo defensor uma vez por semana. “A ideia é excelente, ajuda a população carente da nossa região e dá um destaque para o município”, afirmou o prefeito de Abreu e Lima, Marcos José da Silva.