sexta-feira, 17 de maio de 2013

DPU prepara ações para comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública

 
 
Durante todo o mês de maio, as unidades da Defensoria Pública da União (DPU) nos estados se organizam para realizar ações voltadas para a população. Os eventos celebram o Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.

Serão realizados mutirões de atendimento em penitenciárias, assentamentos agrários, comunidades quilombolas, associações de moradores, comunidades carentes, centros de atendimento à população de rua, de atenção à terceira idade, albergues, rodoviárias, escolas e postos de saúde. Os defensores públicos federais também irão percorrer universidades para ministrar palestras e divulgar a missão da Defensoria Pública da União. Em Brasília, essas atividades serão realizadas pelos defensores da Categoria Especial – que são os integrantes do mais alto nível da carreira.

Em São Paulo, por exemplo, uma das programações é o atendimento jurídico a estrangeiros em situação de rua, no albergue Arsenal da Esperança. Segundo a equipe de assistentes sociais do local, há 127 pessoas, sendo a maioria haitianos (grupo que vem sendo assistido pela DPU desde a força-tarefa implementada pelo Ministério da Justiça, no Acre).

Em Rondônia, a Operação Justiça Rápida Itinerante, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado, atenderá a 13 comunidades ribeirinhas no Rio Madeira. Defensores de Pernambuco e Salvador participarão da Ação Global, além de outras atividades.

Um conjunto de casas impactadas pela obra da Avenida Quarto Centenário, localizadas no bairro da Camboa, em São Luís do Maranhão, será objeto de inspeção pelos defensores públicos federais, que irão ao local prestar orientação jurídica à comunidade.

Já em Vitória (ES), uma reunião com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama/ES) vai tratar das proibições de pesca em vigor, almejando a mudança, principalmente, do período de defesa do camarão e da questão das redes de arrasto na Baía de Vitória.

Números da DPU

Capilaridade: A Defensoria Pública da União conta com 58 unidades distribuídas pelo país: nas 27 capitais e em 31 cidades do interior.

Defensores: Estão em atividade 481 defensores públicos federais. Em dezembro de 2012, foi sancionada a Lei 12.763, que criou 789 novos cargos para a carreira.

Assistidos: Todo brasileiro com renda familiar até o limite de isenção do imposto de renda, ou que comprove despesas familiares que o impeçam de contratar um advogado, pode ser assistido pela DPU.

Atendimentos: Em 2012 foram mais de 1,2 milhão de atendimentos. Ao todo, 515.871 processos foram acompanhados pela DPU no ano passado.

Crescimento: O crescimento no número de pessoas atendidas em 2012 (565.215) foi de 17,6% em relação a 2011 (480.538). O número de processos acompanhados teve um crescimento de 26,6% em relação aos 407.429 de 2011.

Demandas: A principal demanda da DPU são os atendimentos na área previdenciária, geralmente com pedidos de concessão ou restabelecimento de aposentadoria, auxílio-doença e benefício de prestação continuada. Também se destacam os pedidos de medicamentos para pacientes de baixa renda, ações de pessoas com problemas nos programas de habitação da Caixa Econômica Federal e questionamento de concursos. A Defensoria Pública da União atua ainda na defesa criminal de réus julgados pela Justiça Federal.

Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União