terça-feira, 4 de abril de 2017

Defensora participa de evento empresarial para mulheres no Recife

 

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) – Seccional Pernambuco realizou o encontro Mulheres de Valor, na manhã de quinta-feira (30), no bairro de Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana. A defensora pública federal Luaní Melo estava entre as convidadas do evento, representando a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife.

Segundo a defensora Luaní Melo, que explicou um pouco sobre a atuação da Defensoria, o contato direto com mulheres de diversos setores da sociedade pode ajudar na missão da DPU, no que se refere ao combate da desigualdade social. “Percebemos que o público da Defensoria é um público geralmente feminino. Não que os problemas abordados pela Defensoria sejam problemas apenas femininos, mas porque na nossa sociedade a mulher tem a cultura do cuidado. Quase sempre quem procura a Defensoria é a mulher, mesmo que o problema não seja dela, representando o marido, os filhos, os pais”, destacou a defensora.

Luaní Melo também lembrou que entre as carreiras jurídicas, a carreira na Defensoria Pública é uma das mais igualitárias na questão de gênero. “Na Defensoria Pública do Estado a proporção é 50% homens e 50% mulheres. Na Defensoria Pública da União, como é uma carreira nacional, essa proporção cai para 40% mulheres e 60% homens, porque entramos nas dificuldades de sair do estado natal. Mas ainda assim pode ser considerada uma carreira bem feminina”, complementou.


A defensora também citou a importância dos projetos sociais dentro das empresas e da empregabilidade dos setores vulneráveis da sociedade, como mães de filhos especiais, transexuais, ex-presidiários, apenados com prestação de serviço, reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e moradores de rua, por exemplo. “Precisamos pensar enquanto sociedade, em como reintegrar essas pessoas. Se você não conhece esses grupos acaba não pensando em soluções para eles e a Defensoria tem esse papel de lembrar que eles existem. Precisamos às vezes parar um pouquinho e olhar para o outro”, finalizou Luaní Melo.


O evento contou com a participação de diversas representantes da ABRH, como Ana Karla Cantarelli, Fabiana Soares, Tereza Nunes, Larissa, Dinalva, Ana Carla Moura e Ana Patrícia, além das representantes da Aika Experiência Empresarial, da LHH Consultoria, do projeto Lugar de Criança, da ONG Prosol, da Casa da Esperança, da Escola de Você e Club Feminino e da União de Mães de Anjos (UMA).