quarta-feira, 8 de junho de 2016

SEJA UM DOADOR VOCÊ TAMBÉM!


Defensores, servidores, terceirizados e estagiários da DPU/Recife

Participem da campanha interna para doação de sangue e medula óssea da DPU/Recife, em parceria com a DPPE e com o Hemope. Inscreva-se no Setor de Gestão de Pessoas da unidade até amanhã (09/06/2016). A coleta está agendada com o Hemope para o dia 26/08/2016. DOE SANGUE, SALVE VIDAS!

Informações importantes:

Doação de sangue - Para efetuar a doação de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos precisa estar acompanhado por um responsável legal e maiores de 60, na sua primeira doação, precisam de avaliação e aprovação médica), pesar no mínimo 50 quilos, ter frequência de pulso entre 60 e 100 bpm, não estar de jejum (precisa ter feito uma refeição leve antes) e não pode estar doente ou sentindo-se mal. De qualquer forma, o interessado passará por uma triagem na instituição para ver se apresenta todos os requisitos para ser doador. O procedimento dura cerca de uma hora e meia, sendo feito por profissionais de saúde treinados, com material de uso único, estéril e descartável. É coletada uma bolsa de sangue de aproximadamente 450 ml por doação.

Doação de medula óssea - Para ser um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. O candidato precisa assistir uma palestra sobre a doação e assinar um termo de consentimento, efetivando sua intenção. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue para testes. Os dados do doador voluntário seguem para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e um sistema informatizado cruza as informações desses voluntários com os dados dos pacientes que precisam de transplante e estão cadastrados no Registro Nacional de Receptores de Medula óssea (Rereme). Quando é verificada a compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares. Depois de avaliada a condição atual de saúde e confirmada a compatibilidade, o voluntário estará apto para realizar a doação.