quarta-feira, 15 de junho de 2016

Criação de abrigos noturnos para população de rua é tema de reunião no Recife

recife reuniao 1

A falta de abrigos noturnos para a população em situação de rua na cidade do Recife (PE) vem sendo tema de reuniões entre diferentes movimentos sociais há alguns meses na cidade. A mais recente aconteceu na manhã dessa terça-feira (14) na sede do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), órgão vinculado à Prefeitura do Recife, localizado no bairro de São José. Participaram da conversa representantes de nove movimentos sociais, da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e da Secretaria de Assistência Social do município. 

São cerca de 15 os movimentos sociais que estão unindo forças no Recife para lutar em prol da população em situação de rua. Eles fazem reuniões eventuais para discutir as necessidades dos moradores de rua, já realizaram atos na cidade para chamar atenção para o tema, criaram um abaixo-assinado na internet para a implantação do primeiro abrigo noturno do Recife que está atualmente com 6.979 assinaturas (http://migre.me/tQM99) e conseguiram marcar uma audiência pública na Câmara de Vereadores para o dia 22 de junho, às 9 horas.

A Defensoria Pública da União no Recife, por meio do Defensor Público Federal José Henrique Bezerra Fonseca, procurou representantes desses movimentos e se colocou à disposição para atuar na causa. “A população de rua é extremamente vulnerável. É importante criarmos esse contato, abrindo o diálogo com os movimentos sociais e com o próprio município”, destacou o defensor, que instaurou um procedimento interno na DPU no Recife para acompanhar a criação de abrigos noturnos na cidade. “A ideia é apoiar esses movimentos sociais com uma atuação oficial, abrindo o diálogo com os órgãos públicos e tentando resolver os problemas de forma extrajudicial”, complementou.

A reunião com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife foi mais um passo dado pelos movimentos sociais. As representantes municipais expuseram a situação atual da secretaria, a quantidade de abrigos e vagas, o orçamento gasto na estrutura existente e como atuam as equipes de abordagem nas ruas. Os representantes dos movimentos se apresentaram, destacaram algumas demandas mais urgentes para a população que vive nas ruas e apresentaram algumas soluções que serão debatidas na audiência pública marcada para o dia 22 de junho. O que ficar decidido na audiência pública será debatido por esse grupo em nova reunião, marcada para o dia 28 de junho.

recife reuniao 2


Participaram da reunião a secretária executiva do IASC, Ana Farias; a secretária executiva de Assistência Social, Geruza Felizardo; a gerente geral de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Verônica Medeiros; o Defensor Público Federal José Henrique Bezerra Fonseca; Igor Sacha, do Seja Mudança; Danielly Scalone e Moacir Bernardes, do Projeto Dragão; Denise Lima, da Casa da Rocha; Carla Arcoverde, da Ammar; Cleide Maria, Maria Betânia Cavalcanti e Zilma Alves, da Pastoral Povo de Rua; Rafael Araújo, do Ronda Noturna e do Samaritanos; Auricea Araújo, do Pão Nosso de Cada Noite; e Amaro Pedro, do Movimento População de Rua. Além dos movimentos citados, também estão engajados na luta em prol da população de rua o Pró Sol, Anjos Missionários, Livres, Visão Mundial, Comunidade dos Viventes e Transformar.


http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/31709-criacao-de-abrigos-noturnos-para-populacao-de-rua-e-tema-de-reuniao-no-recife