terça-feira, 12 de agosto de 2014

Projeto Visita Virtual promove a centésima visita no Recife


A Defensoria Pública da União no Recife (DPU) realizou a centésima visita do Projeto Visita Virtual, na sexta-feira (1º), em sua sede, no bairro da Boa Vista, região central da c...
idade. A iniciativa desenvolvida em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), promove a comunicação do preso em penitenciárias federais com familiares e amigos por videoconferência.

A visita de número 100 em Recife foi de uma família de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Mãe e irmã vieram rever o parente que cumpre pena em Catanduvas, no Paraná. Elas contam que fazem a visita virtual com frequência e que o projeto possibilita um contato que, pela distância, seria quase impossível. “Para nós, é a forma de vermos ele, que já está lá há dois anos. É muito bom para nós e também muito importante para ele, que está tão longe e não temos condições de ficar indo visitá-lo no Paraná”, disse a mãe.

O defensor público federal Guilherme Jordão, chefe da DPU no Recife, ressaltou a relevância do projeto para ressocialização dos presos. “O cumprimento da pena perde sentido quando não cumpre a função de reinclusão da pessoa na sociedade. E, neste processo, a participação da família é importantíssima, resgatando nos apenados valores sociais relevantes e estimulando-os ao retorno do convívio social. Daí porque essa é uma ação de que temos muito orgulho, pois a visita virtual além de humanizar o cumprimento da pena, ainda traz significado constitucional para a execução penal. Estamos muito felizes de atingir esse número”.

Visita Virtual

O Projeto promove, desde 2010, as visitas por meio de equipamento de videoconferência, que está instalado em algumas sedes do órgão no Brasil. O objetivo é permitir contato entre a família e o preso sem necessidade de deslocamento, e, com isso, contribuir para a socialização do preso federal. Por meio da iniciativa, as salas de videoconferência conectam as quatro penitenciárias federais – Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) – às unidades da DPU nas capitais. As visitas são realizadas semanalmente, com duração de 30 minutos, e os visitantes precisam se cadastrar com antecedência.

http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22936%3Aprojeto-visita-virtual-promove-a-centesima-visita-em-recife-pe&catid=79&Itemid=220