sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estudantes realizam a prova do XIII Processo Seletivo de Estágio da DPU no Recife



A prova do XIII Processo Seletivo de Estágio na Defensoria Pública da União (DPU) no Recife foi realizada no último domingo (27), das 9h às 13h, nas unidades do curso Espaço Jurídico, da Boa Vista, na zona norte do Recife, e Boa Viagem, na zona sul da capital pernambucana. 357 estudantes de Direito matriculados a partir do 3° período participaram da seleção. O resultado final da seleção será divulgado no dia 21 de maio.

O certame oferece 23 vagas para contratação imediata e formação de cadastro reserva. O estágio tem duração de um semestre, podendo ser prorrogado por até dois anos. A carga horária é de 30 horas semanais e o estudante receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$520, além do auxílio-transporte.

O edital destinou 10% do total de vagas oferecidas a pessoas com deficiência. A deficiente visual Marília Mendonça, 20 anos, aluna do 3º período da Universidade Católica de Pernambuco, disse ter feito a prova para adquirir experiência e destacou o dever institucional da DPU. “É importante que exista a Defensoria Pública. Se não existisse as pessoas sem recursos não poderiam exercer seus direitos”, disse a estudante. 


O defensor público federal Marcelo Pontes Galvão, presidente da comissão organizadora e coordenador de Estágio da DPU em Recife, fez uma boa avaliação do processo seletivo e ressaltou a participação das pessoas com deficiência. “Merece destaque a participação de três candidatos com deficiência visual, os quais receberam todo o apoio e estrutura necessários para a realização da prova, concretizando a Defensoria Pública, assim, sua função de inclusão social. Esperamos que os aprovados possam, de um lado, contribuir com a DPU e, de outro, adquirir novos conhecimentos para sua vida acadêmica e profissional.”

Os alimentos arrecadados na inscrição do concurso serão doados para Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc), Abrigo Jesus Menino e projeto Salve Sertão.