sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Unidade de Recife amplia atendimento e registra crescimento

A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) passou por mudanças estruturais em 2012 e a melhoria dos serviços já pode ser sentida pela população em 2013. As atividades na nova sede começaram em agosto de 2012 e o atendimento ao público foi normalizado no final do mês seguinte. Após o restabelecimento de todas as atividades da unidade, os números começaram a superar as expectativas.
 
"A mudança de sede representou uma grande conquista para a unidade e quem mais se beneficiou foram nossos assistidos. O nosso objetivo sempre foi atendê-los com qualidade, dedicação e presteza. Isso faz com que os números cresçam a cada dia”, afirmou a defensora pública-chefe da DPU/PE, Fernanda Marques Cornélio.

Os dados de janeiro podem servir de exemplo. No mês passado foram abertos 576 Processos de Assistência Jurídica (PAJs), enquanto em janeiro de 2012 foi registrada a abertura de 506. De acordo com setor de atendimento ao público, a unidade atende, em média, 130 pessoas por dia.

Mesmo com a restrição de atendimento durante quatro meses de 2012 e com 18 defensores em atuação, a DPU/PE abriu 7.656 PAJs. Os números de atendimentos de retorno também devem ser levados em consideração: 20.875 em 2012. Durante os 12 meses de 2011 foram registrados 26.946.

“O reduzido quadro de defensores e servidores, na DPU em Recife, dificulta a prestação do serviço aos hipossuficientes. Não conseguimos ainda atender sequer a 10% da demanda do Juizado, por exemplo. Mas com a aprovação da lei que cria mais cargos de defensores, e a tramitação do projeto de criação do quadro de apoio, esperamos que a unidade da DPU em Recife seja contemplada com um bom número para que possamos ampliar nosso público alvo e prestar um serviço ainda melhor", finalizou Fernanda Marques.