sexta-feira, 27 de abril de 2012

Haman Córdova visita presidente do TRF5 no Recife




O defensor público-geral federal, Haman Córdova, visitou nesta quinta-feira (26) o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima. O encontro aconteceu na sede do TRF5, no Recife.

O objetivo do encontro foi realizar uma apresentação formal da Defensoria Pública da União (DPU), com a presença de Haman Córdova, nomeado em novembro de 2011, e falar sobre a unificação dos depósitos de honorários de sucumbência em uma conta específica da União.

“O fundo de honorários é essencial para a DPU porque será revertido para a capacitação de defensores e servidores e, em especial, para o aparelhamento do órgão, área ainda carente de recursos. Vamos buscar uniformizar o procedimento de recolhimento junto a todas as regionais do TRF”, destacou o defensor público-geral federal.

Também participaram da visita o chefe de gabinete do DPGF, defensor Bruno Arruda, a defensora pública-chefe da DPU em Pernambuco, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e o defensor de Primeira Categoria da DPU/PE, Bruno de Andrade Lage.

Honorários sucumbenciais

A Portaria 527, publicada no dia 15 de agosto de 2011, padroniza os procedimentos de controle dos créditos de natureza sucumbencial para a DPU. A instituição tem o benefício do recebimento dos honorários de sucumbência normatizado pela Lei Complementar 132/09, que incluiu na Lei Orgânica Nacional da Defensoria Pública (Lei Complementar 80/94), em seu artigo 4º, o inciso XXI tratando do tema.

De acordo com o inciso, a Defensoria Pública deve destinar a verba ao aparelhamento do órgão e à capacitação profissional de seus membros e servidores. Os valores apurados são acompanhados e relatados periodicamente pela Coordenação Geral de Articulação Administrativa (CGAA) da DPU. O estudo divulgado no início de 2012 contabilizou cerca de 100% de aumento no recolhimento dos honorários de sucumbência no segundo semestre de 2011. O valor passou de R$ 340 mil em 1º de junho para R$ 730 mil em dezembro.