quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Perfil do Usuário é implantado em Pernambuco

A necessidade de conhecer o usuário da Defensoria Pública da União levou o Setor de Seviço Social de Pernambuco (DPU/PE) a elaborar o Projeto Perfil do Usuário, que foi implantado na unidade na última segunda-feira (1º). O trabalho foi uma iniciativa das servidoras Simone Guerra, Assistente Social, e Wanessa Gonzaga, Socióloga, com a colaboração da estagiária de Serviço Social Fabrícia Nogueira.

Com o objetivo de qualificar o atendimento ao público, o monitoramento do perfil do usuário permitirá o autoconhecimento da unidade, a reorientação de rotinas e a tomada de decisões com mais eficácia. “A execução do Projeto Perfil do Usuário da DPU/PE representa um importante passo na direção de uma intervenção que valoriza a dimensão investigativa e que tem na pesquisa um recurso técnico fundamental à atuação dos profissionais”, dastaca a justificativa do trabalho.

O execução teve início no primeiro dia de agosto, com uma capacitação dos estagiários de Direito e de alguns servidores para a aplicação da Ficha de Identificação do Usuário da DPU/PE no momento da abertura do Processo de Assistência Jurídica (PAJ). Participaram do evento a equipe de Serviço Social, a Defensora Pública Chefe, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e a Defensora e coordenadora do Setor de Atendimento, Carolina Cicco do Nacimento.

“Gostaria de parabenizar a iniciativa. Esse trabalho vai possibilitar a geração de dados para traçar metas e melhorar o atendimento. Precisamos saber quem estamos atendendo para prestar um bom serviço”, destacou Maíra de Carvalho.

Cerca de 55 pessoas participaram da capacitação que foi dividida em duas apresentações. Ao final do evento, os estagiários e servidores puderam dar sugestões para a melhoria do instrumento de pesquisa, tendo como base a experiência de cada um no atendimento . “Conseguimos motivar os estagiários a se engajar nesse trabalho. Por essa razão é que elaboramos o Guia de Preenchimento da Ficha de Identificação no intuito de esclarecer o objetivo e a relevância de cada variável do questionário”, disse a Assistente Social Simone Medeiros.

A Ficha de Identificação do Usuário da DPU/PE começou a ser aplicada na terça-feira (02). Os dados serão compilados em planilhas diariamente, alimentando um banco de dados criado para esse fim. Ao final de cada mês será divulgada uma apuração descritiva e simplificada dos dados. A cada semestre e ano, o Setor de Serviço Social vai apresentar à chefia da DPU/PE relatórios mais complexos, com análises de correlação dos dados, aproximando os números apurados da realidade social.