sexta-feira, 31 de julho de 2015

Atuação da DPU no Recife garante UTI para paciente após acidente vascular


Após dois dias de internamento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o filho de J.M.S.N. procurou a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife para solicitar judicialmente uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em qualquer hospital da cidade para o pai. J.M.S.N., 53, havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e precisava de tratamento neurológico. A DPU entrou com uma ação judicial e, no mesmo dia, a Justiça Federal determinou a transferência do paciente para um hospital.

J.M.S.N. foi internado no início do mês (4), na UPA de Nova Descoberta, em virtude de um quadro de insuficiência respiratória e suspeita de AVC hemorrágico. O médico que prestou atendimento indicou que o paciente fosse transferido para um hospital, mas as tentativas para o Hospital da Restauração e para o Hospital Pelópidas Silveira foram mal sucedidas. No dia 6, o filho de J.M.S.N. procurou a DPU no Recife e o caso foi acompanhado pela defensora pública federal Tarcila Maia Lopes, que solicitou com urgência um laudo pericial sobre a situação de saúde do assistido.

“O atendimento especializado neurológico e diagnóstico específico, que requer realização de tomografia de crânio, é fundamental para definir o tratamento adequado, havendo impacto significativo entre o tempo de atendimento especializado e o prognóstico. Dessa forma, ratifica-se que no caso do assistido há necessidade urgente de suporte hospitalar com especialidade de neurocirurgia e leito de UTI de alta complexidade, trata-se de caso que necessita de tratamento específico imediato e monitoração intensiva com risco de morte”, destacou o laudo da médica perita da DPU no Recife, Raíssa Inojosa do Rêgo Barros Correia.

Com base no laudo pericial, a defensora entrou no mesmo dia com uma ação na Justiça Federal pedindo antecipação de tutela para imediata transferência do paciente para um hospital público ou particular, onde se possa fazer um diagnóstico do seu estado de saúde e prestar o tratamento adequado. Poucas horas depois, a Justiça Federal concedeu a tutela antecipada e determinou a imediata transferência de J.M.S.N. para um hospital com disponibilização imediata de um leito de UTI.

A DPU, então, enviou ofício para a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco com a decisão judicial, a fim de agilizar o cumprimento da sentença. A família de J.M.S.N. informou que, no dia 8 de julho, ele foi transferido para uma UTI no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).


http://www.dpu.gov.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/27255-atuacao-da-dpu-no-recife-garante-uti-para-paciente-apos-acidente-vascular-cerebral