sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Servidores federais de Recife participam de capacitação em acessibilidade

 


O módulo presencial da Capacitação em Informação, Acessibilidade e Direitos Humanos (Capadhia) para servidores públicos federais, etapa Recife, aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, na Delegacia Regional dos Correios/PE, no bairro de Santo Antônio. A Defensoria Pública da União (DPU) foi representada por servidores do Recife, Salvador, Feira de Santana, Campina Grande, João Pessoa, Aracaju e Maceió.
 
O curso tem o objetivo de qualificar os servidores públicos federais para as políticas de inclusão e de acessibilidade para pessoas com deficiência e já foi ministrado em Porto Alegre, Brasília, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
 
“Essa iniciativa do Governo é muito interessante. Até então, eu não tinha noção dos recursos existentes para ajudar as pessoas com deficiência e de como essas opções estão sendo planejadas e executadas”, destacou o servidor da DPU em Recife, Leonardo Seal. Também participaram da ação, além da Defensoria, servidores de outros órgãos e empresas públicas, como Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Receita Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), Ministério do Trabalho e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
 
No primeiro dia de curso foram ministradas palestras sobre inclusão social em órgãos públicos e planejamento de ações, além da divisão da turma em cinco grupos de estudo para identificar e debater situações reais, propondo mudanças estratégicas e levando ao conhecimento do grupo no segundo dia de capacitação.
 
A modalidade presencial terá 40 horas, dividido em dois módulos. O curso à distância tem carga horária de 160 horas e foi distribuído em quatro módulos, totalizando seis módulos de curso. O Capadhia é organizado por uma parceria entre a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Grupo de Pesquisa Leitura, Informação e Acessibilidade (Leia).