quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DPU em Recife garante realização do Enem por estudante carente

O estudante R.E.S.A. conseguiu realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a ajuda da Defensoria Pública da União (DPU) em Recife. Ele não havia tido a inscrição confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por não ter efetuado o pagamento da taxa. No entanto, o estudante possuía os requisitos para obter a isenção da cobrança.

A defensora pública federal Ana Carolina Erhardt explica a ação da Defensoria: “No caso, o direito foi considerado em relação ao contexto social do assistido. Foi enfatizado que, evidentemente, se tratava de pessoa carente, assistida pela DPU, cuja irmã, residente com ele, já havia logrado a isenção da taxa de inscrição no Enem”.

O juiz federal da 6ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Hélio Sílvio Ourém Campos, determinou que fosse realizada a inscrição gratuita do estudante, com base no previsto no edital do Enem-2013, para que o aluno realizasse o exame. Na decisão, o magistrado asseverou: “A isenção do pagamento da taxa de inscrição a edição do Enem 2013 é concedida automaticamente, ao participante concluinte do Ensino Médio no ano de 2013, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino e mediante declaração de carência, ao participante que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.

Também publicado no site DPU: