sexta-feira, 26 de julho de 2013

Portal G1 e Entrevista no Bom Dia Pernambuco (Globo Recife)



26/07/2013 08h46 - Atualizado em 26/07/2013 08h46

Defensoria Pública da União alerta para o perigo de golpes telefônicos

Pessoas estão recebendo ligações sobre resgate de dinheiro do Plano Collor. Defensor mostra principais pontos para reconhecer um telefonema perigoso.

A Defensoria Pública da União está alertando a população sobre um golpe que vem sendo praticado em algumas regiões do país ultimamente, inclusive no estado de Pernambuco. Cidadãos relataram ao órgão que receberam uma ligação de uma pessoa que sabia dados pessoais importantes, como número de documentos, nome e endereço, oferecendo serviços pagos para reaver quantias em dinheiro retidas do Plano Collor.

"Ele me disse que eu tinha direito ao dinehiro do Plano Collor. Eu perguntei quanto era e ele disse que era R$ 38.600. Eu disse que ia pensar e pedi um contato. O homem me deu um telefone, disse ser da Defensoria Pública de Brasília e disse que ia gerar alguns custos, mas não disse quanto", relatou uma vítima, que não quis se identificar.

Quando procurada, a Defensoria Pública de Pernambuco tomou conhecimento deste golpe e afirmou que o caso é, no mínimo, suspeito. Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (26), o defensor público federal André Carneiro Leão explicou que o caso chamou a atenção por atingir pessoas de boa fé, pouca instrução e baixa renda. "Uma coisa que é importante ser dita é que a Defensoria é gratuita. Não cobramos nada, nem no início e nem no final, no caso de uma eventual vitória. O serviço é totalmente gratuito", esclareceu o defensor, mostrando um dos principais pontos a serem observados pelas vítimas.

Carneiro disse também que a Defensoria Pública não realiza ligações para pessoas que nunca requisitaram o serviço, especialmente de outro estado federativo. "Se a pessoa nunca ligou para nós e recebeu uma ligação, deve desconfiar. É pouco provável também que uma defensoria ligue para uma pessoa de outro estado", afirmou. No caso exemplificado, a pessoa dizia ligar do Distrito Federal para Pernambuco.

A Defensoria Pública orienta a procurar o órgão ou a polícia em caso de qualquer dúvida sobre a procedência de uma ligação ou serviço oferecido. No Recife, a Defensoria fica na Avenida Conde da Boa Vista, nº 800, 6º andar, no bairro da Boa Vista, centro do Recife. O número disponível para entrar em contato e tirar dúvidas é o (81) 3194.1200.