sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Recife realiza última rodada de conciliação do ano entre DPU e Caixa



A quarta e última rodada de conciliação de 2014 entre a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e a Caixa Econômica Federal (CEF) aconteceu essa semana, nos dias 16 e 17 de dezembro pela manhã. Doze assistidos da DPU compareceram ao Juizado Especial Federal, no bairro de São José, para tentar resoluções extrajudiciais com o banco.

A.C.C.P., de 50 anos, fez empréstimo consignado para dar entrada em um imóvel em 2012, assumindo também as prestações de um financiamento habitacional. Após pagar 15 parcelas ficou desempregada. Ela passou a trabalhar informalmente e só conseguiu manter o pagamento do financiamento ao parar de pagar o empréstimo consignado.

“Eu tive de optar o que iria pagar. Também não consigo arrumar emprego porque ninguém vai empregar alguém negativado. Nunca me vi nessa situação”, lamentou a assistida. A Caixa, então, entrou com uma Ação de Execução e A.C.C.P. procurou a Defensoria Pública da União em agosto.

Na tentativa de resolver administrativamente a situação, mesmo com o processo judicial em curso, a Defensoria Pública da União no Recife incluiu o caso na pauta de conciliações com a Caixa. A.C.C.P. abriu a última rodada de conciliações do ano no dia 16. A CEF ofereceu redução na dívida de aproximadamente R$ 30 mil, dentro da campanha de recuperação de crédito do banco, com entrada até o final de dezembro e 36 parcelas fixas mensais. A assistida disse que faria o possível para honrar o acordo.

“Embora nem sempre tenhamos um número expressivo de acordos firmados no âmbito do mutirão de conciliação extrajudicial com a Caixa, é importante manter e aprofundar o convênio já existente com essa instituição, eis que quando é realizado o acordo, a parte assistida tem, de modo mais célere e satisfatório, resolvida a sua questão”, destacou a defensora pública federal Marília Ribeiro, que participou da conciliação junto com a defensora Luaní Melo e o economista Rodrigo Coutinho.

“Também é importante destacar que, em 2014, a DPU no Recife realizou uma média de uma rodada de conciliação a cada três meses, o que tem possibilitado aos assistidos um caminho alternativo de solução de suas demandas”, complementou Marília Ribeiro.

http://www.dpu.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24857:recife-realiza-ultima-rodada-de-conciliacao-do-ano-entre-dpu-e-caixa&catid=79&Itemid=220