sexta-feira, 4 de abril de 2014

Tribunal Regional Federal da 5ª Região comemora 25 anos

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede na capital pernambucana, comemorou 25 anos de existência com uma programação especial entre os dias 25 a 27 de março. O presidente do TRF5, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, recebeu convidados para uma série de eventos: exposição histórica dos 25 anos, lançamentos de selo e carimbo comemorativos, de vídeo institucional e de nova edição da revista Argumento, além de homenagens aos primeiros servidores do tribunal.


O defensor público-chefe da Defensoria Pública da União no Recife, Guilherme Ataíde Jordão, presente na comemoração, destacou que o evento simboliza a importância histórica do Tribunal. “Essa importância realiza-se na aproximação dos cidadãos às políticas públicas do Estado Brasileiro, cuja porta de acesso ao Poder Judiciário é a Defensoria Pública da União", enfatizou.

Histórico

O TRF5 foi fundado em 1989, junto com os outros TRFs do País. Sua jurisdição engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Segundo a Assessoria de Comunicação do TRF5, nesse período, o tribunal julgou quase um milhão de processos, que variam desde a concessão de uma aposentadoria a um trabalhador rural até as grandes operações deflagradas pela Polícia Federal, como as que ficaram nacionalmente conhecidas por Escândalo da Mandioca e Operação Gabiru, além de outras ações criminais, como a Chacina da Gruta e o caso Manoel Mattos.

No TRF5 foram tomadas decisões inéditas, que mudaram os rumos da jurisprudência nacional, como a da desembargadora federal Margarida Cantarelli, que se antecipou em 10 anos (2001) ao Supremo Tribunal Federal (2011) no reconhecimento do direito à pensão por morte para companheiro homossexual; e a do desembargador federal convocado Élio Wanderley de Siqueira Filho, que reconheceu o direito ao benefício previdenciário para o companheiro de um sargento do Exército brasileiro.