terça-feira, 15 de abril de 2014

Município de Abreu e Lima recebe o primeiro posto avançado da DPU no Brasil

Abreu e Lima, município pernambucano com aproximadamente 98 mil habitantes, foi a primeira cidade a receber um posto de atendimento avançado da Defensoria Pública da União (DPU). A inauguração aconteceu na última sexta-feira (11) e a população começa a ser atendida nesta terça-feira (15).

A iniciativa é uma parceria entre a DPU no Recife, a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) e a Prefeitura de Abreu e Lima. A DPPE cedeu uma sala da sua sede no município e a prefeitura cedeu servidores, material de expediente e equipamentos para a viabilização do posto avançado.


“Essa parceria é muito importante para a nossa cidade. Vai trazer mais esperança para uma população tão necessitada”, afirmou o prefeito Marcos José da Silva. A secretária de Governo e de Assuntos Jurídicos, Anne Banja, destacou o apoio da Prefeitura a esse projeto, considerado por ela arrojado e inovador. “A primeira vitória é ser sede do primeiro posto avançado da DPU. A segunda é unir as duas Defensorias em um mesmo lugar. Será um espaço efetivamente democrático”, complementou.

O defensor público chefe da DPU no Recife, Guilherme Ataíde Jordão, ressaltou a importância de levar o trabalho da DPU para onde o assistido está. “Justiça não existe sem Defensoria Pública. O ato de hoje é único em todo o Brasil. Vamos unir forças e trabalhar juntos em prol da população que necessita”, destacou.

O defensor André Carneiro Leão, que em 2013 iniciou as negociações para a instalação do posto avançado, também destacou em seu discurso a parceria entre as instituições. “A ideia desse posto avançado veio com o Planejamento Estratégico da DPU. Acabamos encontrando na Defensoria do Estado e na Prefeitura de Abreu e Lima o mesmo entusiasmo. Eles nos receberam de braços abertos e nos ajudaram com toda a infraestrutura. É a realização de um sonho”, afirmou.

A solenidade de inauguração da sede da DPPE e do posto avançado da DPU, junto com a assinatura do convênio firmado entre as três instituições, também contou com a presença do vice-prefeito de Abreu e Lima, Josias Azevedo; da defensora chefe da DPPE, Marta Freire; além de outros secretários, defensores públicos estaduais e procuradores do município.

Serviço:
O posto avançado da DPU em Abreu e Lima vai funcionar dentro da sede da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, que fica na Rua Pedro Salviano, 50, Centro. O atendimento será às terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 14h.