terça-feira, 29 de abril de 2014

DPU participa do Projeto Ação Global em Gravatá


O município de Gravatá, localizado no Agreste de Pernambuco, recebeu a 21ª edição do projeto Ação Global. A iniciativa contou com a participação da Defensoria Pública da União (DPU) no Recife pelo terceiro ano consecutivo. Além de orientação jurídica, a população também teve acesso à emissão de documentos, exames médicos, cursos e palestras.
 
A DPU atendeu casos relacionados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aposentadorias e Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas). H.O.O.S., 64, precisava de uma orientação sobre a possibilidade de recusar a pensão alimentícia que recebe para ter direito ao BPC-Loas para idoso. “Eu queria saber se quando completar 65 anos em agosto, eu vou ter direito a receber o benefício de idoso? Fui ao INSS várias vezes e eles dizem que eu não tenho direito”, destacou a assistida. A idosa foi orientada a procurar a Previdência Social após completar 65 anos e, caso o órgão negue o benefício, ela deve procurar a DPU no Recife para que a situação seja analisada por um defensor.
J.A.S., 64, procurou a Defensoria para saber se tem direito a receber uma segunda aposentadoria. “Trabalhei 18 anos contribuindo para o INSS e depois fui trabalhar como estatutário no serviço público. Fui aposentado como servidor público, mas continuei trabalhando. Quero saber se tenho direito a ter uma segunda aposentadoria?”, indagou o idoso. Ele foi aconselhado a procurar a Previdência Social e pedir um documento chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) para saber se os 18 anos trabalhados antes de entrar no serviço público foram contabilizados como tempo de serviço para a primeira aposentadoria.
O evento aconteceu nos arredores da Escola Estadual Devaldo Borges, na Avenida Joaquim Didier, 153, no Centro de Gravatá.