terça-feira, 25 de março de 2014

DPU e Caixa realizam rodada de conciliação em Recife

A primeira rodada de conciliações realizada este ano entre a Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e a Caixa Econômica Federal (CEF) aconteceu nas últimas terça (18) e quarta-feira (19). Cerca de 20 assistidos foram convidados para tentar uma solução administrativa de suas demandas com o banco. As reuniões ocorreram no novo núcleo de conciliação, no prédio anexo da Justiça Federal em Pernambuco, no bairro do Jiquiá, em Recife.



Foram trazidos para a conciliação casos de financiamento imobiliário, do cartão construcard, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), empréstimo e saque indevido. A assistida R.M.S. procurou a DPU por ter saques realizados em sua conta-poupança com um cartão não recebido por ela. “Eu ainda fui maltratada na agência por um funcionário que disse que o dinheiro tinha sido retirado por meus familiares”, contou.

Apesar de relutar sobre o acordo antes da reunião, a assistida aceitou a recomposição do valor sacado indevidamente e um outro valor para ressarci-la do dano moral reclamado.

A defensora pública federal Luani Melo explicou para R.M.S. sobre a solução extrajudicial dos conflitos. “A senhora é quem vai dizer se o que foi proposto pela Caixa é o que lhe deixa satisfeita ou não. Com a conciliação, a solução para a sua demanda é mais rápida”, explicou.

Além de Luani Melo, também representaram a DPU na rodada a defensora Marília Silva Ribeiro de Lima, o economista Rodrigo Coutinho Pereira, a servidora Cátia Amorim Thorpe e os estagiários Izabelle Kathlly Albuquerque e Iverthon Ferreira Vasconcelos.

2013

Dos 38 assistidos que participaram das três conciliações entre DPU e CEF em 2013, 21 realizaram acordos integrais ou parciais. A solução extrajudicial de litígios é uma das funções institucionais da Defensoria Pública da União, prevista na Lei Complementar 80/1994.