terça-feira, 26 de março de 2013

Haman Córdova assume cargo na diretoria executiva do Condege


Representantes do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) se reuniram nessa segunda-feira (25), em Recife, para eleger a nova diretoria executiva do grupo e debater temas importantes para a Defensoria no Brasil. O defensor público-geral federal (DPGF), Haman Tabosa de Moraes e Córdova, participou do evento e assumiu o cargo de secretário-geral do Condege. Esta é a primeira vez que um representante da DPU ocupa um cargo na diretoria executiva do conselho.
 
Além de Haman Córdova, tornaram-se membros da diretoria executiva o defensor público geral da Defensoria Estadual do Rio Grande do Sul, Nilton Arnecke Maria, como presidente; o defensor público geral da Defensoria Estadual do Pará, Luís Carlos de Aguiar Portela, como vice-presidente; e a defensora pública geral da Defensoria Estadual do Ceará, Andrea Coelho, como secretária-geral adjunta.
 
“A DPU retomou as discussões nos fóruns qualificados e coloca-se na função de facilitadora do diálogo entre os defensores gerais para a efetiva sedimentação da defensoria pública brasileira”, destacou Haman Córdova.
 
Além da eleição da nova diretoria, os participantes debateram sobre a confecção da carteira de identificação dos defensores públicos estaduais e sobre a criação do programa Defensor Público Sem Fronteiras.
 
Também estiveram presentes no evento a defensora pública-chefe da Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE), Fernanda Marques Cornélio; a chefe substituta da unidade, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, e o chefe de gabinete do DPGF, Bruno Vinícius Batista Arruda.

Visita à unidade

Haman Córdova e Bruno Vinícius Arruda aproveitaram a viagem ao Recife para visitar a DPU/PE. Acompanhados por Fernanda Cornélio, eles conheceram, na manhã desta terça-feira (26), um pouco mais da estrutura da unidade e se reuniram com os demais defensores que atuam no núcleo.