sexta-feira, 1 de março de 2013

DPU/PE realiza a 50ª Visita Virtual em parceria com as penitenciárias federais



O Projeto Visita Virtual, implantado na Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) em agosto de 2010, chegou a sua 50ª edição nessa sexta-feira (1°). O projeto funciona em parceria com o Sistema Penitenciário Federal e foi criado para garantir o direito de visita aos internos que estão longe de seus familiares.
A DPU/PE conta com uma sala reservada e equipada, para garantir maior conforto aos familiares dos internos, de onde é feita a transmissão de vídeo e áudio em tempo real de qualquer penitenciária federal do país – Porto Velho (RO), Mossoró (RN), campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).
A 50ª Visita Virtual realizada pela unidade foi entre o interno E.P.S. e seus familiares – filha, irmão e cunhada. Segundo o irmão, faz três anos e sete meses que eles não se encontram pessoalmente. “Essa é a segunda visita virtual que fazemos. Moramos muito longe de Recife e não podemos vir sempre, mas é muito bom poder ver e falar com ele”, disse.
Visitas - O projeto Visita Virtual foi oficializada por meio da Portaria Conjunta (DPU/Depen) nº 500, de 30 de setembro de 2010. O regulamento permite a entrada de até cinco visitantes cadastrados por preso. As visitas são realizadas às sextas-feiras, com o tempo máximo de trinta minutos cada, em salas de videoconferências instaladas nas penitenciárias federais e nas unidades da DPU nas capitais. O cadastro de parentes e a marcação das visitas são feitos pelas próprias penitenciárias e repassados para a Defensoria.