sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

DPU/PE assina acordo de cooperação com a Caixa



A defensora pública-chefe da Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE), Fernanda Marques, assinou na última quinta-feira (10) um acordo de cooperação com a Caixa Econômica Federal (CEF) visando solucionar administrativamente as demandas recebidas pela defensoria contra o banco. O ato aconteceu no prédio da Superintendência da Caixa, no Recife.

O acordo de cooperação começou a ser elaborado em 02 de março de 2012, quando houve a primeira reunião entre as duas instituições. O projeto piloto aconteceu no dia 29 de março, com nove casos analisados.

Após a primeira rodada de conciliação, o projeto piloto criado em Pernambuco foi repassado para outros estados brasileiros, que acabaram aderindo à idéia. A assinatura do termo de cooperação entre Defensoria e CEF marca a retomada das conciliações extra-judiciais em Pernambuco.

“A assinatura desse acordo é de extrema importância, pois cumpre uma das principais funções institucionais da Defensoria Pública que é promover prioritariamente a solução extrajudicial dos litígios, evitando-se a formação judicial do conflito e procurando solucionar a pretensão de nossos assistidos de maneira mais célere”, destacou a Defensora Fernanda Marques.

Também participaram do ato, representando a DPU/PE, a defensora pública federal Ana Carolina Cavalcanti Erhardt e a servidora Ana Carolina Araújo Gomes. Representando a CEF, estavam presentes o gerente jurídico regional, Ricardo Siqueira, os coordenadores Izabel Urquiza, Bianca Siqueira Campos, Maria Laura Alcoforado, Elmo Cabral dos Santos, Roseane Maria de Hollanda Cavalcanti e Luiz Correia Sales, além do advogado da Caixa, Bruno Paes Barreto Lima.

A próxima rodada de conciliação acontecerá na última semana de fevereiro. A previsão é que a ação ocorra a cada dois meses na capital pernambucana.