segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Assistidos participam da primeira rodada de conciliação entre DPU/PE e INSS




A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE), a Procuradoria Regional Federal da 5º Região (PRF5) e o Instituro Nacional do Seguro Social (INSS) implementaram, na última sexta-feira (30),  no Recife,  uma câmara de conciliação que visa a realização de acordos extrajudiciais. A ação é uma consequência do protocolo de intenções assinado pela DPGU e pela Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS no mês de julho.

Além dos assistidos e suas testemunhas, participaram da conciliação as defensoras públicas federais Maíra de Carvalho e Carolina Cicco, o servidor do INSS e chefe do Setor de Benefícios da APS/Pina, José Carlos Graciano Santos, e os procuradores federais Eduardo Cunha Lins, Tamise Schwambach Mota, Brivaldo Pereira dos Santos Junior, Daniele Pessoa Guerra e Renato Rodrigues Vieira.

“O objetivo é resolver as questões sem precisar judicializar. Se houver o acordo, a implantação ou revisão do benefício acontece em poucos dias. Outro ponto importante é o contato entre Defensoria e INSS”, destacou a defensora e chefe da DPU/PE, Maíra de Carvalho.

Foram analisados duas pensões por morte, um atraso de benefício assistencial e uma averbação de tempo de serviço. A câmara de conciliação vai acontecer duas vezes por mês, no Recife.