sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Defensoria participa de ciclos de oficinas sobre BPC no Recife


O Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi tema de três ciclos de palestras regionais no Recife, organizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) participou de todos os eventos.

Os encontros foram divididos por regiões. O primeiro ciclo aconteceu ainda em 2011, com representantes da Zona da Mata pernambucana e os dois seguintes aconteceram no mês de novembro do corrente ano, com representantes dos municípios do Agreste e do Sertão.

 
1º Ciclo: Zona da Mata


2º Ciclo: Agreste



Nos dois primeiros ciclos, a DPU/PE foi representada pela Assistente Social da unidade, Simone Guerra. No último encontro, que aconteceu nessa quinta-feira (29), no auditório  do Centro de Treinamento da CELPE, quem ministrou uma das palestras foi a defensora pública federal Patrícia Alpes de Souza.

A defensora, durante sua exposição, falou sobre a DPU e suas áreas de atuação, além de aprofundar o tema principal do debate, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentro dos limites legais. 

3º Ciclo: Sertão

“Esse evento estimula o fortalecimento de uma rede de proteção a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, possibilitando o acolhimento do idoso e do deficiente nos momentos anteriores e posteriores à concessão do benefício. O papel da DPU neste processo é fundamental, como instrumento de efetivação de direitos”, destacou Patrícia Alpes após o evento.