A análise estatística descritiva do atendimento inicial realizado na DPU/PE, em agosto de 2011, foi divulgada na primeira semana de outubro pelo Setor de Serviço Social da unidade. O relatório é resultado do Projeto Perfil do Usuário da DPU/PE, elaborado pelas servidoras Wanessa Gonzaga e Simone Guerra, com a colaboração da estagiária de serviço social Fabrícia Nogueira.
Com cerca de 30 páginas, o trabalho aponta os dados de 335 Processos de Assistêcia Jurídica (PAJs) abertos no mês de agosto na unidade. “Conforme previsto no projeto inicial, este primeiro relatório apresenta os dados apenas de forma descritiva. Semestral e anualmente, a previsão será da divulgação de análises de correlação”, informa a Assistente Social Simone Guerra.
A maior parte dos PAJs foi destinada aos Ofícios Cíveis, ficando o Previdenciário com o segundo maior volume de aberturas. Cerca de 119 assistidos tomaram conhecimento da Defensoria por meio da Justiça Federal, além do expressivo número dos que conheceram a DPU por meio de amigos e parentes, 75. Do total, 298 foram abertos pelo próprio assistido.
Dos 335 usuários, 50,1% eram do sexo feminino e 49,8% tinham idade entre 30 e 59 anos. Entre outros pontos de destaque na pesquisa estão naturalidade, município e bairro de residência, estado civil, aspectos de saúde, grau de escolaridade, situação atual no mercado de trabalho e renda bruta familiar. “O perfil do usuário representa um importante passo na direção de ações e tomadas de decisões com respaldo na realidade dos assistidos”,destaca a servidora.