quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ENEM 2010

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO
Quarta, 15 de Dezembro de 2010
Caderno: GRANDE RECIFE


Nova prova será para candidatos prejudicados em novembro
JÚLIA VERAS   

Apesar de não ter sido convocada pelo Inep, na segunda-feira passada a estudante Cynthia Darlene do O Silva, 16, conseguiu uma liminar para realizar a nova prova do Enem, que acontece hoje. Logo depois da aplicação do teste em novembro, a menina procurou a Defensoria Pública da União (DPU)  e solicitou uma liminar que garantisse o direito de estar presente na realização do novo exame. A decisão foi da Justiça Federal. Outros quatro processos com o mesmo teor instaurados pela DPU estão tramitando na Justiça e foram julgados ontem. Hoje, 9,5 mil alunos de todo o Brasil vão refazer a prova, que, em Pernambuco, só será aplicada no Recife, ao meio-dia.

Cynthia é estudante de escola pública e está concorrendo a uma vaga no curso de Medicina na UFPE e UPE. Durante as provas no dia 6 de novembro, ela constatou que existiam questões repetidas em sua prova amarela. Logo que notou o erro, a estudante solicitou a troca do caderno, que não foi autorizada. Ela foi orientada pelo fiscal a responder o gabarito e, no final, requereu que constasse em ata os defeitos da sua prova, mas o fiscal se recusou e não fez nenhuma anotação. Como um dos pré-requisitos do MEC para a convocação da nova prova seria o registro do problema em ata, a garota não foi chamada.

“Graças a Deus consegui o direito de fazer a prova, mas fui muito prejudicada emocionalmente. Desde o começo, todas as vezes que liguei para o Inep eles me responderam negativamente porque o meu caso não havia sido registrado. Vivi um pesadelo”, disse.

Ontem à tarde, o estudante Alexandre Marques Koury Neto, que também havia conseguido uma liminar favorável, viu seu nome no site do Inep. O jovem entrou com liminar na última sexta-feira por não ter seu nome incluído entre os que fariam o novo exame. O defensor público federal Emerson dos Santos Júnior, explicou que os candidatos que tiveram problemas e não foram convocados poderão entrar com uma ação indenizatória.

PROVAS
Hoje, serão reaplicadas as novas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Inep em seu site oficial, foram analisadas as 116.626 atas dos locais de prova. Foram expedidos mais de 9,5 mil convites.