quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS

Estão abertas as inscrições  para defensores e servidores da DPU/PE que desejam INTEGRAR A SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS. Os interessados devem enviar email, com cópia para Estela Parnes e Carol Araújo, com o título SUBCOMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS, detalhando a motivação que o leva a ser integrante de tal grupo, além de falar diretamente com Estela Parnes sobre tal pretensão.
  
A Subcomissão da DPU/PE deve ser formada até o dia 20 de dezembro. Portanto, os interessados em integrar essa subcomissão devem se manifestar até o próximo dia 17 de dezembro (sexta-feira). Caso não haja interesse manifestado, os membros e suplentes da Subcomissão serão indicados pela Defensora Pública-Chefe.

A Defensoria Pública da União em Pernambuco deseja, em nome da Defensora Pública-Chefe da Unidade, um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO a todos os Defensores Federais, servidores e estagiários!!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ENEM 2010

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO
Quarta, 15 de Dezembro de 2010
Caderno: GRANDE RECIFE


Nova prova será para candidatos prejudicados em novembro
JÚLIA VERAS   

Apesar de não ter sido convocada pelo Inep, na segunda-feira passada a estudante Cynthia Darlene do O Silva, 16, conseguiu uma liminar para realizar a nova prova do Enem, que acontece hoje. Logo depois da aplicação do teste em novembro, a menina procurou a Defensoria Pública da União (DPU)  e solicitou uma liminar que garantisse o direito de estar presente na realização do novo exame. A decisão foi da Justiça Federal. Outros quatro processos com o mesmo teor instaurados pela DPU estão tramitando na Justiça e foram julgados ontem. Hoje, 9,5 mil alunos de todo o Brasil vão refazer a prova, que, em Pernambuco, só será aplicada no Recife, ao meio-dia.

Cynthia é estudante de escola pública e está concorrendo a uma vaga no curso de Medicina na UFPE e UPE. Durante as provas no dia 6 de novembro, ela constatou que existiam questões repetidas em sua prova amarela. Logo que notou o erro, a estudante solicitou a troca do caderno, que não foi autorizada. Ela foi orientada pelo fiscal a responder o gabarito e, no final, requereu que constasse em ata os defeitos da sua prova, mas o fiscal se recusou e não fez nenhuma anotação. Como um dos pré-requisitos do MEC para a convocação da nova prova seria o registro do problema em ata, a garota não foi chamada.

“Graças a Deus consegui o direito de fazer a prova, mas fui muito prejudicada emocionalmente. Desde o começo, todas as vezes que liguei para o Inep eles me responderam negativamente porque o meu caso não havia sido registrado. Vivi um pesadelo”, disse.

Ontem à tarde, o estudante Alexandre Marques Koury Neto, que também havia conseguido uma liminar favorável, viu seu nome no site do Inep. O jovem entrou com liminar na última sexta-feira por não ter seu nome incluído entre os que fariam o novo exame. O defensor público federal Emerson dos Santos Júnior, explicou que os candidatos que tiveram problemas e não foram convocados poderão entrar com uma ação indenizatória.

PROVAS
Hoje, serão reaplicadas as novas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

De acordo com informações disponibilizadas pelo Inep em seu site oficial, foram analisadas as 116.626 atas dos locais de prova. Foram expedidos mais de 9,5 mil convites.

Estudante consegue liminar para refazer a prova do ENEM

A estudante C.D.O.S., de 16 anos, conseguiu uma liminar para realizar a prova do ENEM 2010, que será reaplicada na próxima quarta-feira (15). Ela não foi convocada para o novo exame e procurou a Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) para buscar seus direitos.

Durante a prova do ENEM, no dia 06 de novembro, a estudante constatou que existiam questões repetidas em sua prova amarela, solicitando a troca do caderno, que não foi autorizada. Ela foi orientada pelo fiscal a responder o gabarito e, no final, requereu que constasse em ata os defeitos da sua prova, mas o fiscal se recusou e não fez nenhuma anotação.

Sem ter o seu problema descrito em ata, C.D.O.S. não foi convocada pelo INEP para refazer o exame. No dia 16 de novembro, a aluna procurou a Defensoria Pública da União em Pernambuco junto com sua mãe, considerada sua representante legal, solicitando uma liminar que garantisse o direito dela estar presente na realização da nova prova.

A decisão foi expedida ontem (13), pela Justiça Federal, em prol da estudante que poderá refazer a prova do ENEM 2010. Outros quatro processos instaurados pela DPU/PE, com o mesmo teor, estão tramitando na justiça e devem ser julgados ainda hoje.

DPU/PE consegue restabelecimento de auxílio-doença para assistido

A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) conseguiu o restabelecimento do benefício de auxílio-doença recebido por M.S.F, de 45 anos. O assistido era professor de artes marciais quando, em 2004, sofreu uma fratura no fêmur direito e teve que ser operado, ficando com limitações na flexão do joelho.

M.S.F entrou com um processo na justiça por atermação, sem nenhuma orientação jurídica, e tal pedido foi julgado improcedente. Então, procurou a DPU/PE para interpor recurso. A Defensoria juntou todos os documentos que comprovavam a incapacidade do mesmo, não apresentados na atermação, e a Turma Recursal deu ganho de causa ao assistido, restabelecendo o auxílio-doença e obrigando o INSS a pagar os atrasados desde janeiro de 2009.

RESULTADO PROVISÓRIO DO VI CONCURSO DE ADMISSÃO AO ESTAGIO FORENSE – DPU/PE

Nome RG Pontuação Classificação

CLARISSA CABRAL MARTINS 7335957 7,75 1º
ALANA DANIELLE DE A. COSTA 7788155 7,25 2º
PATRICIA ARAUJO A. BARBOSA 7562776 7,25 3º
MARCOS ANTONIO VIEIRA 7215430 7,00 4º
GIOVANNI ACCIOLY S. JUNIOR 7491430 6,25 5º
RACHEL DUARTE G. DE ANDRADE 7633750 5,95 6º
MARCELA TERESA MARTINS 6372147 5,75 7º
ALAN LEITE M. MONTEIRO 8056465 5,25 8º
AVNER PINHEIRO CAVALCANTI 7517271 5,25 9º
ELLEN AMARAL L. DE MEDEIROS 6530099 5,25 10º
PAULA RUBIA SOUZA T. DA SILVA 7342740 4,50 11º
FABIANA PERES DE L. FALCÃO 5690368 4,50 12º
ANA CAROLINA C. VIANA 7767381 4,50 13º
LUCIANO LUIZ M. FILHO 6978454 4,50 14º
SYNARA TORRES DE SOUSA 8354582 4,25 15º
CRISTIANE C. DE A. GARRETT 5001223 4,25 16º
ANGELICA CRISTINA R. SALES 6154404 4,25 17º
ANTONIO MATIAS DA S. NETO 7851467 4,25 18º
RENATO HENRIQUE B. DE O. FILHO 7333307 4,25 19º
CLEISIAN J R. DO NASCIMENTO 5790639 4,00 20º

Comemoração natalina reúne DPU em Pernambuco




A Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) começou o mês de dezembro em clima de festa. Na última terça-feira (7), cerca de 100 pessoas que fazem parte da unidade reuniram-se para confraternizar o final de mais um ano de trabalho. Foi a despedida também do Defensor Público-Chefe da DPU/PE, André Carneiro Leão.

A festa aconteceu em uma casa de eventos em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Defensores, servidores e estagiários saíram da rotina e puderam aproveitar a confraternização com direito a uma mesa de frios, jantar e música.

Após o jantar, o Defensor Público-Chef, André Carneiro Leão, aproveitou para se despedir do cargo. “Agradeço pelo trabalho e esforço de todos no desempenho das atividades da Defensoria. A corrida nunca termina. A partir de agora eu passo o bastão para a Defensora Maíra”, afirmou.

A nova Defensora-Chefe, Maíra de Carvalho Pereira Mesquita, nomeada quarta-feira, destacou o resultado do esforço coletivo. “Ainda não conheço todos que trabalham na unidade, mas contem comigo, somos uma equipe”, enfatizou. O encontro também marcou a despedida dos servidores terceirizados.