terça-feira, 17 de setembro de 2013

Moradores do Jardim Brasil II, em Olinda (PE), recebem orientação e assistência jurídica



Recife, 17/09/2013 – A Defensoria Pública da União (DPU) em Recife realizou, no sábado (14), no Jardim Brasil II, em Olinda, mais uma edição do projeto DPU na Comunidade. A iniciativa é realizada em todo o Brasil para oferecer assistência jurídica nas comunidades.

As atividades do evento, que contou com o apoio da Associação de Moradores Jardim Brasil II e do Centro Espírita Francisco de Assis, tiveram início pela manhã com uma palestra sobre a atuação da DPU, ministrada pelo defensor público federal André Carneiro Leão. À tarde, servidores e estagiários prestaram orientação e atendimento jurídico aos presentes.

O defensor explicou aos moradores que a Defensoria tem como missão garantir aos necessitados o conhecimento e a defesa de seus direitos e, segundo ele, o DPU na Comunidade permite a prática dessa missão. “Não se trata de voluntarismo. É dever funcional do defensor público e é muito gratificante poder manter esse contato próximo e o diálogo aberto com os assistidos. Boa parte de nossos assistidos tem dificuldade de locomoção. Ir ao encontro deles significa garantir efetivamente o acesso à Justiça".

A aposentada, T.C.G.S, de 62 anos, recebeu atendimento jurídico no evento. Ela contou que teve o pedido de pensão por morte do ex-marido negado para sua filha com deficiência e não sabia do seu direito de receber assistência jurídica gratuita. “Gostei demais de vocês terem vindo aqui. Não conhecia o trabalho da Defensoria Pública da União. Estava pensando o que iria ser da minha vida depois que o INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] negou a pensão”, afirmou.