sexta-feira, 30 de março de 2012

Assistidos são beneficiados em ação de conciliação com a Caixa


Com o objetivo de criar um mutirão para resolução extrajudicial de conflitos, a Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) realizaram, nessa quinta-feira (29), um projeto piloto de conciliação. Na ocasião, foram atendidos nove assistidos que tinham problemas com o banco.

Participaram da conciliação, representando a DPU/PE, os defensores públicos federais Ana Carolina Cavalcanti Erhardt e Eurico Brandão de Barros Correia, além dos servidores Rusivalter Paulo Ferreira e Ana Carolina Araújo Gomes. Estavam presentes, da Caixa Econômica Federal, Ricardo Siqueira, gerente do jurídico; Luiz Sales, coordenador jurídico de ações habitacionais; Laura Alcoforado, coordenadora de recuperação de crédito; João Alves, supervisor comercial; e Fernando Antônio, assistente júnior de ações habitacionais.

Os conflitos em questão eram cobranças indevidas, renegociação de empréstimos e financiamento estudantil. A assistida M.G.S recebia cobranças de um empréstimo já liquidado em nome do seu falecido marido. “Agora eu não vou mais receber cartas de cobrança de um débito já pago e que não era meu”, afirma a assistida após a sua audiência.

O assistido A.J.F.R.J contraiu um empréstimo e encontrava-se com algumas parcelas atrasadas. “Eu estava há 8 meses tentando renegociar essa dívida, mas a agência nunca resolvia meu problema. A conciliação foi muito boa, ficou um valor acessível para mim”, disse o assistido, que se comprometeu a pagar 20% dos atrasados e o resto da dívida será diluída no saldo devedor.

“A experiência foi muito positiva. Vamos rever alguns pontos e nos preparar para a próxima”, destacou Laura Alcoforado, da CEF, ao final das conciliações. Segundo a defensora Ana Carolina Erhardt, “a primeira rodada de conciliação priorizou os casos que ainda não tinham demanda judicializada e superou as expectativas, com um grande percentual de acordos”.