segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Defensorias promovem campanha sobre doação de sangue e medula no Recife


A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) promovem campanha interna para doação de sangue e cadastro de medula óssea, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco - Fundação Hemope. A ação já contou com palestra sobre o tema, realizada na sede da DPPE, na quinta-feira (24). A coleta ocorrerá na próxima sexta-feira (1º), das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da DPPE (Rua Marques de Amorim, 127, Boa Vista, Centro).

A assistente social do Hemope, Gabriela Ortega, enfatizou a necessidade da doação como uma importante matéria de saúde pública. “Como o sangue não pode ser um produto sintético, um produto que possa ser produzido em laboratório, precisamos do ato altruísta da doação”, explicou.

Para ser doador de sangue, segundo a Fundação Hemope:
- É obrigatória a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
- O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e, no máximo, 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessária presença e acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
- O doador deve pesar no mínimo 50 quilos e ter pulso com características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
- A menstruação não é contraindicada. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.
- O doador não deve estar em jejum, nem ter tido uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
- É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
- O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.
- Qualquer critério para doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Hemope - Criada em 25 de novembro de 1977, a Fundação Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculada à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. Sua atuação se dá nos segmentos da Hemoterapia e Hematologia, por meio da produção científica, formação qualificada de recursos humanos e prestação de serviços especializados.

http://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/157-noticias-pe-slideshow/38964-defensorias-promovem-campanha-sobre-doacao-de-sangue-e-medula-no-recife