segunda-feira, 16 de maio de 2011

DPU/PE inicia série de palestras em homenagem ao Dia da Defensoria Pública

O Defensor Público Federal Ricardo Russell Brandão Cavalcanti ministrou, na quinta-feira (12), uma palestra em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública para cerca de 60 alunos da AESO – Faculdades Integradas Barros Melo, localizada em Olinda. Também estiveram presentes no evento o Defensor Federal André Carneiro Leão, o Defensor Estadual aposentado Nilzardo Carneiro Leão, o coordenador adjunto do curso de Direito da AESO Alexandre Saldanha e os professores Rodrigo Chaves, João Paulo Allain Teixeira e Paula Callado.

Durante duas horas, o Defensor destacou em seu discurso o acesso à justiça, os modelos de assistência jurídica, a ação civil pública, as diferenças da Defensoria Estadual e da União, as áreas de atuação e principais ações da Defensoria. “Tendo em vista seu papel na sociedade, a Defensoria Pública deveria ser mais respeitada e fortalecida”, disse Ricardo Brandão.

Ao final da palestra, Ricardo Brandão convidou o Defensor Público Estadual aposentado e coordenador do curso de Direito da AESO, Nilzardo Carneiro Leão, para fazer considerações sobre o tema. “A coisa mais nobre que fiz na minha vida, além de ser professor, foi ser Defensor Público, ou seja, ajudar os cidadãos que precisam de defesa”, comentou Nilzardo emocionado.

Antes de seguir para as perguntas dos alunos, o Defensor Público Federal André Carneiro Leão também foi convidado a proferir algumas palavras e aproveitou para divulgar o Programa de Residência Jurídica da DPU. “Esse programa será implantado no próximo semestre e teremos algumas vagas para Pernambuco. É uma oportunidade ímpar, pois não existem muitos programas como esse no Brasil”, destacou o Defensor.

A palestra da AESO foi o primeiro evento da programação da DPU/PE em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública. As próximas ações serão nos dias 16 e 18 com palestras na Universidade Federal de Pernambuco e no dia 19 com um mutirão no Morro da Conceição em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.