A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife prestigiou, nessa segunda-feira (17), a cerimônia de inauguração do Edifício-Sede II da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, zona sul da capital pernambucana.
O novo edifício abrigará os Juizados Especiais Federais (JEFs), compostos pelas 14ª, 15ª e 19ª Varas, a Subseção de Jaboatão dos Guararapes, 29ª e 30ª Varas, além de uma extensão da Subseção do Cabo de Santo Agostinho, 34ª e 35ª Varas. A mudança para o novo local foi realizada por meio do acordo de compartilhamento do prédio realizado entre a JFPE e a Infraero.
O diretor do foro da JFPE, juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo, destacou os desafios de prestar um serviço público de qualidade após a redução dos recursos orçamentários. “2020 será o nosso primeiro ano de real exercício orçamentário cumprindo a Emenda Constitucional 95 do Teto de Gastos. A Justiça da União vai aprender a se reinventar após o corte de aproximadamente 25% de custeio no ano de 2020, isso representou quase R$ 5 milhões a menos. Até a finalização da transferência das varas foram oito meses de um longo caminho até a data de hoje. Concluímos uma etapa. Entregamos à sociedade um novo prédio, abrigando com dignidade as varas de juizados do Recife, de Jaboatão e do Cabo”.
O defensor-chefe da DPU no Recife, José Henrique Bezerra Fonseca, esteve presente na inauguração. Além do representante da DPU, o evento contou com a presença de magistrados e servidores da JFPE, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, autoridades do poder executivo municipal e estadual e representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da OAB, do Tribunal Regional do Trabalho, da Procuradoria Geral da União e da Procuradoria do Estado de PE.
Com informações da Ascom da JFPE