segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
DPU no Recife promove palestra sobre inserção no mercado de trabalho
A Defensoria Pública da União (DPU) no Recife promoveu, na sexta-feira (14), palestra sobre Inserção no Mercado de Trabalho, no auditório da instituição, no bairro da Boa Vista, centro da capital pernambucana.
Na abertura do evento, o defensor público federal Ricardo Russell Brandão Cavalcanti explicou que a demanda para tratar sobre esse tema surgiu do contato com os assistidos no setor de atendimento da DPU. “Certa vez, eu escutei a pergunta de um assistido que teve a aposentadoria negada: Como vou me inserir no mercado de trabalho?”, contou o defensor.
A psicóloga da DPU, Isabella Brandão de Aguiar Machado, que compôs a mesa de debate, ressaltou que constata esse cenário em seu trabalho no setor de serviço social. “As pessoas perdem o direito da aposentadoria e procuramos demonstrar que é preciso contextualizar as questões sociais para reinserção no mercado de trabalho, como no caso das pessoas com HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana), com carga viral baixa e é dito que podem voltar ao trabalho, mas existe o estigma da Aids e a falta de qualificação profissional. Tentamos sensibilizar o Poder Judiciário para enxergar essa realidade”, exemplificou.
O professor de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Xando Vilela, iniciou sua palestra tratando de identidade e como o trabalho faz parte desse reconhecimento da própria identificação. “O trabalho é um ponto de referência. Um local que estabelece nossa identidade”, destacou.
Após tratar da origem e conceitos sobre trabalho e a questão do desemprego somado à precarização do trabalho, Vilela ressaltou a relevância de um planejamento profissional. “Esse planejamento é muito importante. Existem estratégias, metas para a vida, temos que ter acesso à informação e conhecimento é poder”, explicou.
https://www.dpu.def.br/noticias-pernambuco/55567-dpu-no-recife-promove-palestra-sobre-insercao-no-mercado-de-trabalho