segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Correção do Plano Collor II leva centenas de pessoas à DPU/PE

Desde a última quinta-feira (27/01), centenas de pessoas estão procurando a Defensoria Pública da União em Pernambuco (DPU/PE) para pedir ressarcimento das perdas do Plano Collor II, devido ao fim do prazo prescricional de 20 anos. Com o crescimento da demanda, a unidade precisou reestruturar o atendimento aos assistidos.

“Tendo em vista a grande demanda, a DPU/PE montou uma força-tarefa com defensores e funcionários com o objetivo de entrar com o máximo de ações possíveis”, destacou o Defensor Público Federal Ricardo Russell Brandão Cavalcanti, que atua na área CíCvel ao lado dos Defensores Ana Carolina Cavalcanti Erhardt, Ana Fabíola de Azevedo Ferreira e Emerson do Santos Júnior.

A DPU/PE ajuizou aproximadamente 150 ações nos dois últimos dias da semana passada. A expectativa é que nessa segunda-feira, último dia do prazo, mais 100 ações sejam protocoladas na Justiça Federal.

O Plano Collor II está completando 20 anos hoje, prazo estipulado para dar entrada em ações individuais visando à correção de cerca de 15% do saldo da poupança entre os meses de janeiro e fevereiro de 1991 (a correção foi de 7%, na época, e deveria ter sido de quase 22%). O mesmo aconteceu com o Plano Collor I, que prejudicou correntistas entre abril e maio de 1990 e teve o prazo encerrado em maio do ano passado.